O imediatismo no mundo cristão tem sido a causa de muitos males, um deles é tratar a Deus como funcionário e esperar que no seu tempo Deus faça o que você pediu. E esquece-se que nosso tempo não é o tempo de Deus e aquilo que Ele quiser nos dar será lucro e vai ser no tempo Dele, porque o bem mais precioso Ele já nos deu, que é a vida eterna.

Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus. Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é
ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo
. Tiago 1: 19-27

SIGNIFICADO DE LONGANIMIDADE:

Palavra de origem hebraica com significado equivalente em português: vagoroso em irar-se, alguém que demora em entrar em estado de ira, raiva ou rancor.

No tempo presente, tudo o que as pessoas querem ou desejam precisa ser realizado imediatamente porque muitos já não têm paciência para esperar. Isto não é somente em relação aos que esperam o Senhor realizar algum sonho, mas também no mundo secular, onde as pessoas não conseguem mais esperar simples tarefas como: na fila do banco, o semáforo ficar aberto, o médico atender, o professor lhe atender etc.

Essa ausência de paciência/longanimidade gera a ira, uma vez que essa pressa faz com que as pessoas irritem-se umas com as outras, ofendam-se e falem aquilo que não deveriam falar. Na palavra do Senhor em Tiago 1:19 diz que “mas todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.

Quando alguém chegar até você demonstrando ou falando com ira, ofendendo-te ou falando o que você não queria ouvir no momento, não responda imediatamente, pois aquilo que sair da sua boca poderá incendiar ainda mais o momento: “assim também a língua é um pequeno membro e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia” (Tiago 3:5).

Os dias são tão difíceis e tudo o que não queremos é alguém que torne tudo mais insuportável, mas sigamos o que diz em efésios 4:1-2 suportemos uns aos outros. Não sejamos apenas ouvintes, mas praticantes da palavra de Deus (Tiago 1: 22-23). Olhemos para nossos defeitos também e sejamos pacientes com o próximo, mantenhamos nossas vestes limpas porque a hora da vinda do Senhor é chegada. Busquemos, pois então em todos os dias nos limparmos ainda mais de toda imundícia do mundo perverso, com os
olhos no alvo que é a vida eterna ao lado do Senhor.

Deixe uma resposta

Fechar Menu